segunda-feira, 4 de maio de 2009

Vasco Granja (1925-2009)



Vasco Granja, divulgador de banda desenhada e do cinema de animação em Portugal, morreu esta madrugada em Cascais. Tinha 83 anos. Não sei se é algo que é exclusivo da nossa cultura triturante (e onde naturalmente e infelizmente me incluo), mas custa ver o que se escreve e o que se lê quando as pessoas, figuras ímpares que de um modo ou de outro fizeram parte da nossa existência, deixam o mundo dos vivos.

Custa-me por exemplo, que se leia que o arquivo da RTP não tenha guardado...pior, que tenha destruido as intervenções de Vasco Granja (ainda que por acidente) e que mesmo no Youtube a única referência a esta personalidade está relacionada com um skecth galhofeiro de Herman José.

Em 1974 iniciou um novo programa de Televisão denominado "Cinema de Animação" na RTP, que viria a durar 16 anos, com mais de mil programas transmitidos.

Nesses programas, dava a conhecer a animação de todo o mundo, desde aquela que era realizada nos países do leste da Europa, até à proveniente da América do Norte.

Pretendia, com o seu programa, divulgar, para além da própria animação, uma mensagem de paz, que considerava estar presente em muitos dos filmes da Europa de Leste que transmitia.

Na falta de melhor (e entenda-se "melhor" como a versão portuguesa, em que a voz era "emprestada" pelo actor António Montez), fica a versão original do ursinho Mis. E mesmo não tendo uma memória cristalina em relação a boa parte do espólio que Granja apresentou, lembro-me perfeitamente deste. Boas memórias!

1 comentário:

Cris disse...

Tchiiii... eu não via esse ursinho há uma eternidade. Que belo baú que tu descobriste! :)

Vi-o tantas vezes e não pensava nele, garantidamente há uma, quase duas décadas... tou chocada!!!

Seja bem aparecido, que o pessoal (falo por mim) já tinha saudades de ver novidades por estas bandas.

bjoca