Recentemente escrevi um artigo editorial em que fazia questão de me manifestar contra as políticas de ensino que têm sido seguidas em Portugal. Vão-me perdoar, mas não compreendo como é que se assiste a um excesso comprovado de professores no desemprego, sujeitos a critérios de escolha em muitos dos casos perfeitamente terceiro mundistas, e ainda não houve quem tivesse coragem de assumir as questões de fundo para, pelo menos, impedir que este cenário se perpetue pelos próximos anos.
Mas que tem isso a ver como que estou aqui a escrever ? Basicamente nada, mas é sempre interessante começar uma prosa com aquilo de mais próximo está de um texto sério, e isto foi o que me apeteceu escrever. Se me perguntarem o que quero dizer com o texto do primeiro parágrafo, confesso que não sei, mas ainda hei-de descobrir.
Bem, mas isto para dizer que não há nada melhor do que um belo de um acontecimento mediático. Num país em que as questões da formação estão sempre a vir ao de cima, em que aparecem tantas queixas sobre a falta de qualificações da população, eis que, depois de terem surgido milhões de engenheiros a discutir os aspectos mais técnicos do processo de construção do aeroporto da Ota, desta vez surge uma equipa bem orientada de especialistas em Direito Criminal, sociologia, Ciência Policial, Metodologias de Investigação, e Chocapics de Chocolate.
É curioso como um conjunto de frases mais eruditas despertam na população um sentimento extremo de razão, de visão absolutista e de perspicácia capaz de deslindar os casos mais complexos. Já agora, se quiserem lançar o debate sobre a influência do gás da Coca-Cola sobre os estrófilos nipónicos, acredito que a ciência agradece e seguramente que voluntários não faltarão para acompanhar as investigações. Resta saber como é que o pessoal se vai comportar, agora que se aproxima a discussão técnica do projecto do TGV, ou até mesmo que teorias se vão inventar numa altura em que está em preparação a Corrida de Touros do Campo Pequeno...aposto que também deverão ter alguma coisa a dizer sobre o assunto.
Quero com isto dizer que começa a chatear um pouco toda esta história em torno das especulações sobre o caso do desaparecimento da miúda inglesa. É isso e ter perdido as chaves de casa. Se alguém por acaso estiver numa de treinar os dotes de CSI, por favor...a gerência agradece !
Sem comentários:
Enviar um comentário