quinta-feira, 1 de junho de 2006

Silêncio...estou a falar comigo mesmo !


Já alguma vez pararam para pensar se alguma vez terão parado para pensar ?
Hoje, ao ouvir um amigo meu, dei conta que afinal nunca na vida terei parado para contemplar a vida, nunca parei para pensar no rumo que lhe dou, nunca terei tentado encontrar as soluções para os meus problemas em mim mesmo, depois de aturada reflexão. Talvez porque não tenha paciência para isso, talvez que não tenha preparação suficiente para me ouvir a mim mesmo.

O João surpreendeu-me esta tarde quando me explicou as razões pelas quais ia fazer um retiro...um retiro em Palmela onde o olhar introspectivo é "palavra" de ordem ! Não fala com os que o rodearão durante uma semana, não tem acesso a jornais, a televisão, a rádio. Somente terá acesso a si mesmo ! E deu-me uma imagem curiosa. A vida é como um copo cheio de água. À medida que vamos caminhando, a água vai-se entornando, as impurezas da água vão-se agitando tornando-a turva. Pousando o copo, as impurezas vão assentando e aí sim, será possível contemplar a água com muito maior clareza. Disse-lhe, com toda a sinceridade que de alguma forma admirava a sua motivação.

Mas apercebi-me também que nunca me passou pela cabeça tal coisa e não me estou a ver fazer algo semelhante...parar para ouvir-me ?? Acho que me fartava de mim mesmo...para já porque conversar comigo próprio é decadente demais, depois porque só tenho conversas de m*r*a...iria ser um tédio !
O «John» vai lá ficar uma semana...eu acho que ao fim de 10 minutos de silêncio dava por mim a convidar-me a mim mesmo para ir jantar fora, talvez a Setúbal, já que é alí próximo...«Batista, anda daí que eu pago-te um jantar...» «-Obrigado, Batista! És um porreiro..»

Ai, ai...não há nada melhor do que alimentar o ego ! Verdade ?

1 comentário:

O País e o Mundo disse...

sei que pedis-te silêncio mas não posso deixar de comentar...
eu já fiz um retiro, e acredita que nao estás nunca sozinho!
podes é ter a sorte de descobrir companhias novas!
e mais não digo...um dia explico-te.