quarta-feira, 29 de março de 2006

Eu ajudo...e tu também...


«Faltou um bocadinho assim...», parece dizer Bagão Félix que por estes dias mais parece Bagão Feliz. Afinal, mais do que música, acaba de ouvir uma verdadeira sinfonia schubertiana para os seus ouvidos. O Estado vai assumir a indemnização de dois milhões de euros aos alunos da Casa Pia vitimas de abusos sexuais. Félix considera que a condenação é «exemplar, pedagógica e histórica».

Curiosas declarações estas, de um ex-governante que inclusivamente desconhecia que lhe pertencia a tutela da Casa Pia. De facto esta é a forma que foi encontrada para desresponsabilizar a cunivência que houve entre tantos governantes e responsáveis pedagógicos daquela instituição. Quem paga ?? O Estado. De quem é a culpa? É do Estado.

Mas quem é esta figura tão carismática que dá pelo nome de Estado ? Porque é que ainda ninguém deu «uns tabefes» a este mediocre que só sabe fazer asneira. Afinal é o que se diz à boca cheia. Acontece que o Estado, que tanto se fala, somos todos nós. Quando queremos olhar para a cara desse gajo, olhemos para um espelho e veremos um dos rostos dessa verdadeira teia.
E, naturalmente, quando se fala em pagamento de indemnizações, todos estamos a contribuir para que ministros, ex-ministros, e afins, como Bagão "Feliz" se sintam satisfeitos com a medida que agora foi anunciada. Afinal, há alguém que está a contribuir pelos anos que «por lá passaram» a assobiar para o lado. A responsabilidade social do apregoado sujeito endinheirado, o tal Estado, termina quando há rostos bem mais definidos para identificar um problema conhecido faz algumas décadas.

Indemnizações ? Com certeza...mas pagas por quem de direito !

1 comentário:

O País e o Mundo disse...

O Estado pagava bem era compenas de prisão exemplares, mas para todos, incluindo a si próprio.