quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Números para reflectir

Todos os anos se fazem balanços absurdos de sinistralidade rodoviária, que mais não espelham senão a estupidez a que chegam determinados condutores quando têm um volante nas mãos.

O Diário de Noticias desta quarta-feira trouxe à primeira página, no entanto, números que me parecem tão ou mais importantes do que andar a contar as baixas por atitudes premeditadamente suicidas.

Eu deixo aqui alguns. Não procuro respostas às minhas dúvidas. Apenas contribuo para não deixar cair no esquecimento o que me parece um flagelo que é necessário colocar na ordem do dia.

- 22 mil casos de cancro em lista de espera em Portugal;
- 22 mil portugueses morreram de cancro em 2003;
- 20 mil pessoas com cancro morrem diariamente em todo em mundo;
- Os países desenvolvidos registam 5,4 milhões de novos casos e 2,9 milhões de óbitos este ano;
- Em 2050, estima-se que os novos casos ascendam a 27 milhões e 17,5 milhões de mortes;

Bem se sabe que vivemos numa cultura avessa a matemáticas, mas são números grandes demais para passarem despercebidos...digo eu !

1 comentário:

Anónimo disse...

E ainda me ando a queixar de assuntos que no fundo até são de fácil resolução!! É nestas alturas que dou comigo a pensar o quanto sou feliz! Vês...é por isto que é importante teres voltado ao teu cantinho!!:-)