sexta-feira, 13 de junho de 2008

O meu Alentejo



Hoje deu-me para a nostalgia. Sentado à mesa do almoço, senti algo a percorrer a alma enquanto me degladiava com uma bela de uma açorda. Este sabor tão próprio, o cheiro a Alentejo...simplesmente magnifico.

Lembrei-me de ir "roubar" carinhosamente o excerto de um texto que a Sarita publicou no seu blog

O Alentejo molda o carácter de um homem. A solidão e a quietude da planície dão-lhe a espiritualidade, a tranquilidade e a paciência do monge; as amplitudes térmicas e a agressividade da charneca dão-lhe a resistência física, a rusticidade, a coragem e o temperamento
do guerreiro. Não é alentejano quem quer. Ser alentejano não é um dote, é um dom. Não se nasce alentejano, é-se alentejano.

(...)

O Alentejo, como todos sabemos, é o único sítio do mundo onde não é castigo uma pessoa ficar a pão e água. Água é aquilo por que qualquer alentejano anseia. E o pão... Mas há melhor iguaria do que o pão alentejano… O pão alentejano come-se com tudo e com nada. É aperitivo, refeição e sobremesa. E é o único pão do mundo que não tem pressa de ser comido. É tão bom no primeiro dia como no dia seguinte ou no fim da semana. Só quem come o pão alentejano está habilitado para entender o mistério da fé. Comê-lo faz-nos subir ao Céu!

É por tudo isto que, sempre que passeio pela charneca numa noite quente de Verão ou sinto no rosto o frio cortante das manhãs de Inverno, dou graças a Deus por ser alentejano. Que maior bênção poderia um homem almejar?


Que privilégio ! Que orgulho tenho eu do meu Alentejo

2 comentários:

Patricia disse...

como eu te entendo. Estive 3 dias a comer pãozinho alentejano na Zambujeira. Não ha nada melhor. E torrado com manteiga?? maravilha...
E para quem não sabe essa açorda que tens na foto, é a verdadeira açorda alentejana, e não aquela papa que comemos cá!! Agua com coentros, alho e azeite e toca de mergulhar o pão.. já está!!
Beijinhos para um Alentejano de gema, aqui da costela alentejana que mora em mim :)

Nómada disse...

nem mais, aquilo é uma verdadeira açorda :)

e ser alentejano é mesmo ser mais alto, ser maior do que os Homens... assim como tu ;)

beijinhos e saudades