quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

"Ahh...e tal...eu nasci na Catraia do Buraco"...fosga-se...

Recebo diariamente montes de mails (uma teoria "humilde" de quem tenta fazer passar a ideia de que é uma pessoa importante, cheia de contactos, trabalhadora, e tal...) mas este de facto despertou-me particular curiosidade. Eventualmente, será o meu ar mais brejeiro a falar, mas a verdade é que dificilmente alguém poderia ficar indiferente a esta verdadeira aula de Geografia escatológica.

Veja-se os exemplos, alegadamente compilados pelo geógrafo Luis Teixeira, do que podiam muito bem ser nomes de clubes de futebol das respectivas terrinhas: "Duelo de Titãs aqui no pelado da Cascalheira Velha. Tarde de sol solarengo para receber duas potências Mundiais e quem sabe Europeias desse desporto de massas: o lançamento da casca do tremoço. Frente-a-frente vão estar as equipas do Mata Porcas(Lagos) e do Jerusalém do Romeu (Mirandela)". Não é tão bonito ? Ehh pá..é natural que as terrinhas tenham nomes relacionados com alguma parte da sua história, mas dá para desconfiar. É o mesmo que alguém ter, de família, um apelido como Benquerença e ainda por cima dar ao fulano "Olegário" como nome próprio.

Bom, mas a bem da galhofa, aqui vai:
A-da-Gorda (Mafra); Aguçadoura (Póvoa de Varzim); Aliviada (Marco de Canaveses); Angústias (Paredes de Coura); Às dez ( Angra do Heroísmo); A-Ver-O-Mar (Póvoa de Varzim); Bagaceira (Calheta); Baleia (Mafra); Bexiga (Tomar); Bicha (Gondomar); Bicho (Santo Tirso); Cabeçudos (Marvão); Cabrão (Ponte de Lima); Cabrões (Santo Tirso); Cama Porca (Alhandra); Campa do Preto (Maia); Casal de Água de Todo o Ano (Abrantes); Casal Mil Homens (Leiria); Catraia do Buraco (Belmonte); Cemitério(Paços de Ferreira); Chiqueiro (Lousã); Coito (Várias}; Coxo (Vila da Praia da Vitória, Oliveira de Azeméis e Felgueiras); Crucifixo (Tramagal); Deserto (Alcoutim, Coruche e Estremoz); Endiabrada (Aljezur e Odemira); Esgaravatadouro (Monchique) Focinho de Cão (Aljustrel); Garanhão (Ponte da Barca); Hospício(Azeitão); Imaginário (Caldas da Rainha); Jerusalém do Romeu(Mirandela); Mal Lavado (Odemira); Mata Porcas(Lagos e Monchique); Monte dos Tesos (Avis); Namorados(Castro Verde e Mértola); Paitorto (Mirandela); Paixão (Celorico de Basto e Vieira do Minho); Paraíso (Vários}; Passado (Vila Verde); Pedaço Mau (Vila Nova de Ourém); Pés Escaldados (Arganil); Pobreza(Caminha) Porca(Ponte de Lima); Presa dos Mouros (Lagoa); Punhete(Valongo); Purgatório (Albufeira) Quinta de Comichão - (Guarda) Rabo de Porco - (Penela) Rato - (Barcelos e Vila Nova de Famalicão); Ratoeira(Vila Nova de Cerveira); Rego do Azar(Ponte de Lima) ; Rio Seco dos Marmelos (Ferreira do Alentejo) ; Senhora do Alívio (Baião); Sítio das Solteiras (Tavira); Terra da Gaja ( Lousã); Traseiros ( Oliveira de Azeméis); Vacalouras (Castanheira de Pêra); Vaginha(Vagos); Vale da Rata (Almodôvar); Vale de Mortos (Beja) Venda da Porca(Estremoz); Venda das Pulgas (Mafra); Venda das Raparigas (Alcobaça); Venda dos Pretos (Leiria); Vergas (Vagos); Vila Nova do Coito (Santarém); Vinha da Desgraça (Coruche); Violência (Paredes de Coura)!

2 comentários:

Patricia disse...

Vale da Rata?? Venda da Porca?? Jesus...

Anónimo disse...

Falta aí Pau Queimado (Montijo)

LB