quinta-feira, 13 de abril de 2006

Pecado!!!!




Vaticano coloca excesso de televisão, Internet e jornais entre os "novos pecados". A notícia vem difundida no Jornal Público de hoje. Tive de verificar a data da edição várias vezes, pois pensava tratar-se de um número atrasado 13 dias, correspondente ao 1 de Abril.Segundo divulgou ontem a Agência Ecclesia, o cardeal James Francis Stafford, penitenciário-mor do Vaticano, enunciou os "novos pecados" aos olhos do Vaticano.

O uso do tempo, comparando o investimento nos média (televisão, Internet e jornais) com o tempo dispendido a “meditar e ler a Sagrada Escritura”, deve ser equacionado pelos penitentes.A ideia é que passar demasiado tempo a ler jornais, a ver televisão ou a navegar na Internet diminui a dedicação à fé cristã, pelo que, segundo a agência noticiosa religiosa são os “novos pecados”.Respeito todas as religiões, mas nunca deixei de ter um espírito crítico sobre várias perspectivas e análises feitas pelos resposáveis religiosos, independentemente da sua fé, e muitas vezes a começar pela minha, a judaica.

Nessa linha de pensamento devemos abraçar certos ensinamentos e respeitar o «absurdo». Nessa linha de pensamento, julgo que esta lista de pecados entra no domínio do absurdo!!!!E se outros argumentos não existissem, há um forte e demolidor. O Vaticano tem uma televisão e rádio próprias. A Igreja em Portugal é dona do maior grupo de rádios privadas e em tempos possuíu e promoveu uma televisão privada, a TVI. E é ou não verdade que todas as televisões de canal aberto difundem a Missa de Domingo? Por exemplo, quando o Papa esteve entre nós ou os Pastores de Fátima foram beatificados e todos tivemos que gramar o dia inteiro de transmissões em directo... não vi nem ouvi nenhum responsável da Igreja dizer que passar o dia todo a assistir àquela estopada era Pecado.Portanto, sou um duplo pecador. Sou jornalista e escrevo em jornais e internet, logo sou uma ferramenta maquiavelica de instigação pecaminosa; Finalmente gramo horas de televisão, leio jornais e navego na internet.

E como se não bastasse, dependo de tudo isso para trabalhar. Mas vou propôr à administração da minha empresa para todos passarmos o dia a ler Escrituras em vez de estarmos a enviar emails, consultar internet e afins. Talvez a obra apareça feita...por obra e graça do Espírito Santo.

(o post foi originalmente publicado na Judiaria de São Bento...esta referência é quase obrigatória, até porque pertente ao meu boss. Mas apesar disso, subscrevo na íntegra...à excepção da parte da minha religião ser a judaica.)

1 comentário:

Batista disse...

Cara Cláudia, eu acredto que não seja má interpretação. Concordo com a tua interpretação mas não a partilho. Afinal, qualquer coisa que possas fazer à margem da igreja, da tua devoção e da tua missão enquanto devota, pode ser encarada como um desvio...E aqui a mensagem foi clara.

E em relação à tua última consideração...Cláudia, somos ambos católicos, acreditamos em alguma coisa, mas tanto tu como eu sabemos perfeitamente que a Igreja está cheia de contra-sensos...este será apenas mais um !